O que os diabéticos podem comer sem culpa?

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Quem convive com o diabetes sabe que o cardápio não é tão restritivo como grande parte das pessoas pensam. A maior dica é comer de forma saudável com ou sem diabetes, regra essa que vale para todos que estão preocupados em ter mais saúde. Claro que a alimentação diária requer alguns cuidados. Priorize a ingesta de grãos, frutas, legumes, vegetais, óleo vegetal e produtos frescos menos industrializados/processados. Com criatividade, a combinação dos elementos forma refeições balanceadas, saudáveis e bem gostosas.

Para começar, os nutricionistas recomendam fazer de cinco a seis refeições por dia, comer de três em três horas, em pequenas porções, e mastigar bem os alimentos.

Verduras e legumes – Ricos em fibras, vitaminas e minerais antioxidantes, os legumes e verduras são importantes à nutrição e à saúde de todas as pessoas, mais ainda dos diabéticos, cuja dieta deve ser rica e variada nesses alimentos. Os diabéticos podem caprichar na salada com verduras tipo acelga, escarola, agrião, brócolis, vagem, chuchu e cenoura, uma vez que aumenta a sensação de saciedade.

Carnes vermelhas, brancas e peixe – E quem disse que o prato principal não pode ter um bife ou frango? A mudança desses alimentos está apenas no modo de preparo que, em vez de fritos devem ser grelhados. Do contrário, o ideal é priorizar óleos vegetais de boa qualidade como o azeite de oliva, óleo de canola, milho e girassol, e ainda evitar o consumo de gorduras hidrogenadas e saturadas.

E atenção ao consumo de sal! Tempere os alimentos com ervas aromáticas, temperos naturais, que realçam o sabor e dão cor aos alimentos, além de enriquecer o valor nutricional. No caso das carnes brancas os melhores são aqueles ricos em gorduras boas, como trutas, salmão e sardinha.

Sempre hidrate o corpo, ingerindo pelo menos 2 litros de agua por dia. Evite refrigerantes e suco artificiais, como por exemplo aqueles de caixinha e os de pó , pois são ricos em conservantes, sem nenhum beneficio nutritivo.

Sobremesa – A parte mais difícil para muitos diabéticos certamente aparece na pós-refeição: a sobremesa. Como qualquer pessoa, o diabético deve evitar alimentos que contenham açúcar demais e poucos nutrientes, pois são calorias vazias. Consumir grandes quantidades de carboidratos (pode ser um doce ou uma macarronada) prejudicam o tratamento, pois aumentam de uma vez a glicemia. Alguns produtos diet, que não possuem açúcar na composição, possuem a mesma quantidade de carboidratos que um produto com açúcar, além de poder conter mais gordura. Por isso fique atento na informação nutricional completa. Leia sempre os rótulo dos produtos.

Coma sem culpa, mas não exagere:

• Frutas: maçã, pêra, laranja, mamão, melão, banana, etc.

• Verduras: acelga, escarola, almeirão, brócolis, etc.

• Legumes: abobrinha, vagem, chuchu, cenoura, etc.

• Óleo vegetal: algodão, girassol, milho, soja.

• Carnes: bovina magra, peixe, frango (assados, grelhados ou cozidos).

• Bebidas: leite, café, chá, suco de limão, refrigerantes dietéticos.

• Produtos industrializados: queijo fresco (tipo minas), margarina, iogurte, geleia dietética, bolacha de água, torrada não doce, pudins com adoçante, gelatina dietética.

Fique esperto: Antes de começar uma dieta, procure sempre um profissional capacitado, pois este irá avaliar suas necessidades nutricionais e individualizar seu tratamento.

O que os diabéticos podem comer sem culpa?